Apartamento 360 graus.
Localizado no icônico edifício 360 Graus, assinado por Isay Weinfeld no Alto de Pinheiros, o apartamento possui 230 metros quadrados e dispunha de uma planta inteligente, porém compartimentada da área social. Nossa solução foi demolir o espaço destinado ao escritório, ampliar o living e criar a partir de um grande aparador de freijó maciço – como um elemento contínuo – que abraça os ambientes, a estrutura ideal que pudesse se desdobrar em múltiplas funções: bar, biblioteca, apoio para o equipamento audiovisual e apoio ao jantar.
O ponto de partida do projeto nasceu de uma demanda específica do cliente: um executivo do mercado financeiro morador do Rio de Janeiro. Em intensa ponte-aérea para São Paulo, ele necessitava de um espaço intimista e discreto que refletisse seu estilo de vida e o fizesse sentir-se em casa, mesmo em outra cidade. Cansado do ambiente impessoal de um hotel, ele desejava o aconchego que só uma residência mesmo pode comportar.
No epicentro do espaço aberto, o pilar estrutural recebeu revestimento de granito bruto e, além de cumprir a função de vedo, passou a delimitar os nichos sociais – servindo ainda como suporte para a luminária móvel na sala de estar que pode ser posicionada de acordo com cada situação.
Na área de jantar, a enorme mesa de braúna maciça, obra do designer Rodrigo Calixto, ladeada por cadeiras de couro assinadas pelo italiano Vico Magistretti para dePadova sob as grandes luminárias pendentes, do duo Nada Se Leva, arrematam a composição que se integra com fluidez com a cozinha, protagonista no projeto – completamente aberta e integrada ao restante da morada. Especial atenção dada à escolha dos eletrodomésticos, uma curadoria high-tech do que existe de alta gama no mercado. Executada em dekton, a bancada foi funcionalmente planejada para comportar sob medida o equipamento completo e evitar desgaste do tempo.
Em resumo, o projeto visual contempla ampla marcenaria de madeira maciça, painéis ripados de freijó que se repetem estrategicamente ao longo do espaço, em especial em áreas retráteis como na adega e na área de serviço. A paleta se estende ao tom de cinza grafite – da estrutura fixa do edifício – às nuances de verde lavanda na área gourmet.